quarta-feira, 20 de junho de 2012

“Xô estresse!” Vamos melhorar nosso humor com a malhação

Por: Paola Machado

Trânsito, casa, família, dinheiro… Problemas e mais problemas! Vamos amenizar isto tudo e fazer uma campanha “Xô estresse”?


A prática regular de exercício físico é uma alternativa não medicamentosa para tratamento e prevenção de doenças crônico-degenerativas com benefícios evidentes tanto na esfera física, quanto cognitiva. Com apenas uma simples sessão de exercício físico, pode-se melhorar o humor e bem-estar em até 5 horas após a prática.

É o que diz a pesquisa realizada no Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE) de São Paulo feita pelo educador físico e pesquisador Rafael Chagas, pós-graduando da Universidade Federal de São Paulo, sobre a influência do exercício físico no humor e bem estar de jovens: “Existem diversas hipóteses na tentativa de elucidar as melhoras no humor e bem-estar observadas após uma sessão de exercício físico. Entre tais hipóteses podemos citar: a ‘presença da fadiga’, em suas diferentes intensidades, como uma entidade psicológica capaz de promover mudanças no comportamento para a própria segurança do indivíduo; a ‘elevação da temperatura central’, observada em nosso organismo diante do exercício físico, relacionada com diminuição da ansiedade e consequentemente melhora do humor.

Em um modelo mais abrangente, o aumento dos níveis de β-Endorfina, monoaminas (noradrenalina e serotonina), endocanabinóide (anandamida), assim como maior nível de ativação do SNC (processamento cognitivo aumentado), de maneira conjunta, parecem estar envolvidos na relação positiva entre exercício físico, humor e bem-estar.
Para jovens iniciantes, pedalar ou correr em intensidade moderada (60 a 70% da frequência cardíaca máxima) com duração entre 10 a 30 minutos promovem melhoras de humor e bem-estar.

Para jovens fisicamente ativos, que gostam de se exercitar de maneira intensa, pedalar em alta intensidade (acima de 85% frequência cardíaca máxima) com duração entre 10 a 15 minutos de maneira intervalada, ou seja, 30 segundos com carga (watts) alta seguidos de 30 segundos com carga leve, é suficiente para melhoria de aspectos psicobiológicos como humor e bem-estar.

Para idosos saudáveis, a caminhada de intensidade leve com progressão para moderada, entre 10 a 30 minutos é o mais indicado para melhoria do humor e bem-estar.
Portanto, são necessários apenas 10 a 30 minutos de exercício físico para se obter melhoras no humor e bem-estar quando aplicados de maneira coerente ao público e intensidade. Tais benefícios podem durar em até 5 horas após a execução do exercício, podendo atingir melhoras adicionais de aspectos psicobiológicos na realização de treinamento físico sob supervisão do educador físico”.

Exercício é bom, né? Aproveite o dia e melhore seu humor se exercitando!


Nenhum comentário:

Postar um comentário